No
processo da construção do número a criança se pudesse diria ao professor que
alunos motivados e encorajados aprendem muito e podem também ajudar o educador
a compreender melhor suas dificuldades fazendo-os avançar acima das
perspectivas. A aprendizagem acontece quando um conhecimento adquirido é
internalizado. Vygotsky fala sobre essa interação do sujeito com o social, aos poucos
a criança vai formando as suas estruturas internas de saberes.
Desde
os primórdios da humanidade quando o homem se estabeleceu no solo, passou a ser
necessário contar. Devido aos alimentos, animais, objetos e a riqueza que era
tirada para sobrevivência da natureza foram criados os números, para terem
noção da quantidade de seus bens.
No
início desse processo a criança aprende os números como aprende nomes. Ela
decora o nome, porém de forma gradativa convive com eles quando se expressa com
os dedinhos. Muitas coisas a crianças fazem por imitação, mas aos poucos ela
amadure mentalmente e entende a sentido do que é ensinado. É possível ver uma
criança falar um número e fazer a representação com os dedos, no entanto é mais
tarde que ela desenvolve a noção de quantidade.
Aos
pouco na educação infantil começa-se a introduzir a lógica e o lúdico no
processo de aprendizagem. Inicialmente a criança pode adquirir uma aprendizagem
por seriação, sequênciação, classificação, correspondência. Cada uma dessas
traz ao professor a percepção no nível da evolução da compreensão dos alunos
que aprendem primeiramente as formas
e as representações dos números, para depois serem apresentadas as operações
matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
O educador precisa ter em mente que o ensino da
matemática deve ser prazeroso e a aprendizagem satisfatória. Entender a
utilidade dessa matéria e buscar recursos no lúdico deve ser sempre a ação
desse profissional.
Alunos:
Cristiane Celeste RA: 1099270109
Fabíola Rodrigues RA: 1099258102
João Lucas RA: 2177239527
Luzinete Pinto RA: 1099549571
Nathália Costa RA: 2117195625
Neula Araújo RA: 2120209204
Alunos:
Cristiane Celeste RA: 1099270109
Fabíola Rodrigues RA: 1099258102
João Lucas RA: 2177239527
Luzinete Pinto RA: 1099549571
Nathália Costa RA: 2117195625
Neula Araújo RA: 2120209204
BECHARA, Lucília. 3°Edição, Fazendo e compreendendo Matemática,
2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário