Os
números e as operações fundamentais já fazem parte mesmo que de modo informal do
cotidiano dos alunos e ocupam um lugar significativo nas propostas de ensino e
aprendizagem para os primeiros anos de estudo. Para as séries iniciais a
construção de número, notações, escritas numéricas, contagem, compreensão e
apropriação do sistema de numeração decimal, operações fundamentais (adição,
subtração, multiplicação e divisão) são o foco principal.
Não
se pode então dizer, que os alunos nas séries iniciais chegam à escola sem conhecimento
algum. Para entender o contexto em que estão inseridos e lidar com as situações
do dia-a-dia, eles já experimentaram e aprenderam muito, através da observação
atribuindo significado aos objetos e ás ações (tanto suas como as dos adultos)
construindo um conhecimento acerca também dos objetos que os cercam por meio da
lógica pessoal.
Por
isso, é fundamental que a escola além de transmitir o conhecimento matemático
já construído, proporcione situações didáticas inovadoras que possibilitem a
reconstrução do que está pronto, respeitando o desenvolvimento pessoal e a
idade escolar dos alunos.
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