História é vida,
não vida biológica, pura e simples, mas num sentido social; pensar, agir,
sentir. Vida, neste sentido, é história e viver consequentemente é construir
história.
História e
conhecimento, sobre parte de nossa vida, ou do que lembramos ou do que resistiu
ao tempo, como uma foto, um vídeo, documentos de registros gráficos.
A palavra história
pode ser entendida como o conhecimento sobre nossa própria vida, configurado em
narrativa histórica, concebido dentro de regras da história ciência ou de
história disciplina escolar.
O ensino de
história se faz importante para a formação do cidadão, pois as crianças
compreendem o passado a partir das referências do presente e fazem uma projeção
para o futuro.
Assim, tão
importante quanto estudar conceitos, como colônia, escravidão e comunicação é
fundamental fazer com que a criança se desenvolva, por exemplo, a noção de
tempo cronológico. Ele precisa vivenciar a duração e o ritmo de uma determinada
ação, compreender a diferença entre 3 séculos (os tempos coloniais) e 3 meses
(o tempo que o separa das próximas férias).
Objetivos e
habilidades prioritárias para a história nos anos iniciais
Partindo da ideia
de que o conhecimento histórico nos dá a conhecer o nosso passado, construímos
nossas identidades presentes e decidimos como agir. Essas decisões, sejam sobre
as representações que fazemos a nós mesmos e dos que nos cercam, sejam sobre os
caminhos que queremos trilhar, individual e coletivamente, são mediadas por
informações fornecidas pelo conhecimento histórico, principalmente no interior
da escola.
ü Conhecer / Construir: conceitos de tempo, espaço, passado, história,
fonte e interpretação, que viabilizem a compreensão dos atos, pensamentos e
sentimentos dos homens através do tempo.
ü Reconhecer / comparar / relacionar: semelhanças e diferenças,
permanência, transformações, relações sociais, culturais e econômicas e modo de
vida.
ü Fazer uso: de instrumento de busca, de fontes de informação e de
ferramentas de veiculação da informação em diferentes gêneros e suportes.
ü Criticar (atribuir valor): ações individuais e coletivas de grande
significado social.
Recursos didáticos
O professor não é
uma voz para transmissão de informações, mas ele tem aliados como atividades
técnicas, linguagem e vários recursos onde se processam a transmissão do
conhecimento. O ensino de história é contínuo e se faz necessárias atualizações
de fontes, pesquisas, livros etc. Para isso temos revistas, manuais,
dicionários e a própria TIC’s.
A satisfação do
aluno, o interesse, a auto-experimentação, o prazer da descoberta, o respeito
aos conhecimentos prévios e as singularidades sócio culturais dos alunos, por
exemplo, são noções pedagógicas bastante conhecidas que estimulam e orientam o
emprego de variados recursos didáticos.
Sites Departamento do Patrimônio Histórico - DPH
http://www.prodam.sp.gov.br/dph/
Um passeio virtual pelo Centro Histórico da cidade de São Paulo. Estão disponíveis fotos do início do século 20, que integram o Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, do projeto "Casa da Memória Paulistana".
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/index-b.jhtm
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular/noticias/10-sites-estudar-humanidades-490217.shtml
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